Já são mais de 25 milhões de pessoas que emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o território nacional
Você sabia que o Brasil está passando por uma grande transformação na forma de identificar seus cidadãos? Segundo informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, já são mais de 25 milhões de pessoas que emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o território nacional. A substituição do antigo RG pelo novo modelo, que tem como base o número do CPF, deve ser concluída até 2032.
Esse novo documento representa um salto importante em segurança, padronização e integração com os serviços públicos digitais. Ao contrário do RG tradicional — que podia ser emitido com diferentes números em cada estado — a CIN unifica a identificação com o número do CPF, dificultando fraudes e facilitando o reconhecimento da pessoa em qualquer ponto do país.
Além disso, a nova identidade conta com diversos recursos modernos:
• Biometria facial e das digitais
• QR Code para validação rápida
• Código MRZ, semelhante ao de passaportes, que pode permitir seu uso em viagens internacionais futuramente
A aceitação da CIN tem crescido bastante, especialmente entre os jovens de até 19 anos. Os estados de Minas Gerais e São Paulo lideram em número absoluto de emissões, mas Piauí e Acre se destacam proporcionalmente em relação à população.
Outro diferencial importante: quem já possui a nova CIN também tem sua conta no GOV.BR elevada ao nível ouro, o mais alto grau de segurança na plataforma digital do governo. Isso significa acesso completo e facilitado a mais de 4.500 serviços públicos, como benefícios sociais, serviços de saúde, educação, trânsito, entre outros.
A inclusão de informações adicionais também é possível: o cidadão pode optar por inserir dados como tipo sanguíneo, informações de saúde, número da CNH, do título de eleitor e até indicar sua escolha sobre doação de órgãos. Esses dados ficam acessíveis tanto na versão física quanto na digital do documento — disponível pelo app GOV.BR.
Essa transformação fortalece o compromisso do país com a digitalização segura dos serviços públicos e com a identidade digital unificada, temas que estão no centro da atuação da V/Cert.
Para mais informações sobre onde e como emitir a nova CIN, acesse a página oficial do governo federal.
Fonte: V/Cert
Sobre a V/Cert

A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.
A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.
A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.
Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565
Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!
LGPD e assinaturas digitais: como evitar multas em 2025?
Dia Mundial da Saúde: Certificação Digital como aliada para médicos e profissionais da saúde
Certificação digital e telemedicina: segurança e validade jurídica para atendimentos à distância!
EFD-Reinf e DCTFWeb: o papel da certificação digital nas obrigações fiscais e novas regras para 2025
Acompanhe artigos do Brasil e do Mundo sobre Identidade Digital.

Crypto ID é o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Mídia Oficial do Congresso da Cidadania Digital 2025

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!